Projeto 4 Motores para o Mercosul

Histórico da rede

Quatre Moteurs pour l´Europe” (4ME)

A associação “Quatre Moteurs pour l´Europe” foi criada em 1988, e é composta pelas regiões de Baden-Württemberg  (Alemanha), Rhône-Alpes (França), Lombardia (Itália) e Catalunha (Espanha), e tem como objetivo inicial o desempenho de um papel importante na construção européia, para preparo de um mercado comum.

A associação definiu cinco grupos de trabalho – de acordo com as prioridades das regiões que integram o grupo – são eles: (a) economia; (b) pesquisa e ensino superior; (c) formação profissional; (d) cultura; (e) esporte e juventude.
Os grupos de trabalho têm como objetivos principais (a) aprimorar os sistemas de educação e formação; (b) impulsionar políticas e projetos comuns de geração de emprego e formação educacional; (c) favorecer o intercâmbio internacional.
A presidência do “Quatre Moteurs” é rotativa, com a realização de 1 a 2 reuniões por ano, para definição de estratégias e verificação do andamento dos projetos.

Relações União Européia (UE) / Mercosul

Foi assinado, em 1995, um acordo-quadro com o objetivo de preparar uma associação inter-regional entre a UE e o Mercosul.
Após estudo que verificou as dificuldades atuais do Mercosul e as dificuldades para o desenvolvimento de projetos, a cooperação União Européia / Mercosul 2007 / 2013 será baseada num plano de ação segundo o programa de trabalho do Mercosul em matéria de integração.
A cooperação 2007 / 2013 prevê o investimento de 50 milhões de euros, dos quais 10 milhões serão destinados ao financiamento de dois projetos de “educação e sociedade da informação”, que não foram concluídos anteriormente por questões financeiras; os 40 milhões restantes serão distribuídos em três setores-chave: (a) 10% para apoio à institucionalização do Mercosul; (b) 70% para aprofundamento do Mercosul e aplicação do futuro Acordo EU / Mercosul; (c) 20% para reforço da participação da sociedade civil, processo de integração regional, compreensão e visibilidade recíprocas.

“Quatro Motores para o Mercosul” (4MM)

A idéia inicial do projeto “Quatro Motores para o Mercosul” é basear-se na bem-sucedida experiência européia, a fim de estabelecer uma rede latino-americana, para intercâmbio de experiências transfronteiriças.
A base jurídica para início do trabalho é o Plano de Ação que consta da Ata Final da II Reunião do Comitê de Pilotagem Paraná / Rhône-Alpes, assinada em 15 de fevereiro de 2007, pelo Governador do Paraná, Roberto Requião de Mello e Silva, e pelo Presidente do Conselho Regional Rhône-Alpes, Jean-Jack Queyranne.
A rede latino-americana é formada pelos Estados do Paraná (Brasil), pela Província de Córdoba (Argentina) e pelos Departamentos do Alto Paraná (Paraguai) e Rivera (Uruguai).

Os eixos temáticos até o momento definidos como prioritários durante a I Reunião Técnica são: (a) Turismo; (b) Agricultura, Ganaderia e Alimentos; (c) Saúde; (d) Meio Ambiente; (e) Indústria e Comércio Exterior; (f) Educação, Ciência e Tecnologia; (g) Planejamento; (h) Cultura e (i) Trabalho.
Os objetivos principais da rede “4MM” são (a) visibilidade da Região através da promoção de projetos; (b) obtenção de recursos e transferência de tecnologias e (c) estabelecimento de uma rede para facilitação dos trabalhos.
Informações adicionais a respeito da rede “4MM” poderão ser obtidas pelo web-site www.4motores.pr.gov.br ou através da Secretaria-Executiva Permanente da rede “4MM”, CODESUL, pelo e-mail quatromotoresmercosul@codesul.pr.gov.br

Contatos dos “4MM”: Santiago Martín Gallo, Secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL) e Coordenador da rede “4MM”
Tel/fax: 55 41 3219-8131 E-mail: quatromotoresmercosul@codesul.pr.gov.br / codesul@codesul.pr.gov.br
Roberto Santamaría, Sub-Director de Projetos Especiais da Direção de Cooperação Internacional da Secretaria Geral do Governo de Córdoba
Tel: 54 351 4438218  E-mail: roberto.santamaria@cba.gov.ar
Nelson Amarilla, Secretário de Indústria e Comércio do Departamento de Alto Paraná
Tel: 595 61 578956 Fax: 595 61 508-688 E-mail: namarilla@altoparana.gov.py
Alejandro Bertón, Diretor-Geral de Saúde, Higiene e Meio Ambiente, e Coordenador da rede “4MM” pela Intendência de Rivera
Tel.: 00 598 62 31900 ramal 10 Email: qfberton@gmail.com

Anúncios

Sobre José Ricardo Martins

Professor de Geoplítica no curso de Relações Internacionais da UNICURITIBA. Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais (NEPRI) da UFPR; Mestre em Sociologia (área de concentração em Relações Internacionais/Integração Regional) pela UFPR; especialista latino-americano em Políticas Públicas e Avaliação de Educação Superior pela UNILA/UFPR; especialista em Geopolítica e Relações Internacionais pela UTP; MBA com ênfase em Marketing Internacional pela UCL – Université Catholique de Louvain, Bélgica; especialista em Comércio Exterior com ênfase em negociação internacional pelo Institut Cooremans, Bruxelas, Bélgica; licenciado em Filosofia pela Faculdade Bagozzi. Interessado em trabalhar com (e lecionar): relações internacionais, cooperação internacional, integração regional, internacionalização de entidades de ensino, organismos públicos, municípios e entidades da federação, geopolítica, estratégia e defesa nacional, negociação internacional e resolução de conflitos.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s